Normas de comportamento na trilha
Pela sua inclusão nas atividades da Natuventures e Carpe Diem Trekking Club, você aceita o princípio de que o ser humano é parte integrante da natureza e que, juntamente com ela, deve ser respeitado. E compreende também que o meio ambiente deve ser preservado e protegido para o usufruto desta e das futuras gerações.
Espera-se dos participantes uma conduta que não resulte em uma opinião adversa ou descrédito da Natuventures perante a opinião pública ou órgãos oficiais.
Zele e desfrute da reputação positiva, respeitosa e íntegra da Natuventures e Carpe Diem Trekking Club, cultivando a boa moral e conduzindo-se através dos bons costumes.
SIGA O LÍDER!
Não busque caminhos alternativos (aparentemente mais fáceis ou mais difíceis), e não desvie de obstáculos ultrapassados pelo líder. Em caso de dificuldade para progredir, você será auxiliado.
Siga rigorosamente todas as orientações do líder, colaborando com o mesmo sempre que solicitado.
Não fume e diga não às outras drogas. Siga a nossa doutrina.
Deixe o mínimo sinal da sua passagem quanto possível.
Lembre-se: "Wherever we trek, nobody can track.
(Onde quer que nós pratiquemos o trekking, ninguém pode seguir nossas pistas)
Caminhe com descontração, alegria e entusiasmo, mas saiba respeitar aqueles que gostam de um ambiente mais convidativo à introspecção e à meditação. Trekking é espírito de aventura e paz de espírito!
Ande sempre em fila e permaneça na trilha, mesmo que ela esteja lamacenta e úmida, para minimizar o alargamento desnecessário da mesma. Siga exatamente o mesmo caminho que o líder e os trekkers que estão a sua frente percorrerem.
Leve todo seu lixo consigo. Não deixe nada na trilha, a não ser pegadas, se não puder evitá-las.
Não leve nada da natureza, a não ser lembranças em sua memória.
Não tire nada da natureza, exceto fotografias.
Respeite os moradores locais, seus costumes e tradições, assim como as propriedades e o bem alheio.
Não cause qualquer tipo de dano ou alterações nas cercas das propriedades.
Não faça algazarras e gritarias durante o trekking, para não chamar a atenção das outras pessoas e para não perturbar a vida selvagem. Entretanto, não reprima uma gostosa e descontraída gargalhada, que possa deixar transparecer a jovialidade espontânea do espírito, contribuindo para a liberação do estresse.
Se você encontrar um companheiro mais lento à frente, espere que ele dê passagem para você.
Não perturbe animais e plantas sob hipótese alguma.
Não hesite em avisar o parceiro sobre perigos ou riscos iminentes, mas não dê informações sobre as características da trilha à frente, a menos que solicitado. Muitos preferem sentir e manter o mistério sobre o que vem depois da próxima curva.
No trekking noturno, utilize lanterna apenas se autorizado pelo líder. Atente para não focalizar sua lanterna nos olhos de alguém.
Não cause danos desnecessários à vegetação. Somente apanhe frutas em locais indicados ou autorizados pelo líder.
Respeite o silêncio.
Respeite as trilhas.
Respeite a natureza.
Respeite a vida.