Qual a origem do trekking?
Trekking é forma derivada da palavra trekken, verbo da língua africâner* (afrikaans), originária dos holandeses que colonizaram a África do Sul no século XIX, os bôeres**(boers) ou africânderes (afrikaners).
Em africâner, língua concebida do antigo holandês (holandês médio, da metade do século XII até o século XV), trekken significa migrar ou fazer uma jornada com seus próprios pertences, em uma carroça puxada por bois. Com essa conotação, a palavra foi inicialmente utilizada pelos bôeres.
Os novos imigrantes e exploradores sul-africanos começaram então a desbravar as matas, rios e desertos do interior do continente, através de longas e difíceis caminhadas.
Após a ocupação da Colônia do Cabo pelos britânicos, em 1806, com a conseqüente anexação do território e o estabelecimento do domínio político na região, as palavras trek e trekking foram sendo absorvidas e gradativamente incorporadas à língua inglesa.
Com o decorrer dos anos, portanto, trekking passou a designar uma longa e penosa jornada realizada tipicamente a pé. Assim, qualquer novo caminhante corajoso e aventureiro logo ficava conhecido como trekker.
Um evento marcante na história da África do Sul foi o Great Trek (“Groot Trek”), ou seja, a Grande Jornada, que ocorreu de 1835 a 1843, onde mais de 10.000 bôeres, os voortrekkers, deixaram a Colônia do Cabo, fugindo dos britânicos, rumando em direção ao norte e nordeste, devido a problemas econômicos, conflito com os Xhosa, e descontentamento com as autoridades britânicas coloniais, que haviam proibido o comércio de escravos e postulado a igualdade entre brancos e não-brancos.
*Africâner (afrikaans), idioma que evoluiu a partir de uma forma de holandês do sul da Holanda, falada pelos colonizadores bôeres no século XVII, é a língua oficial da República da África do Sul, juntamente com o inglês. Há também diversos outros idiomas indígenas africanos e dialetos, tais como bantu (xhosa, zulu, sesoto), tâmil, hindi, gujarati e telugu (indianos).
**Bôer [do Holandês boer = fazendeiro]: habitante da África do Sul, descendente de holandeses ou dos huguenotes franceses.
Fontes:
The Columbia Encyclopedia, Sixth Edition. 2001.
The American Heritage Dictionary of the English Language, Fourth Edition, 2000.
The New American Desk Encyclopedia, Third edition, 1994.