Quais são as restrições para a prática do trekking?
Não havendo nenhum impedimento de ordem física ou psíquica que contra-indique o ato de caminhar, qualquer pessoa pode participar das caminhadas oferecidas pelo Carpe Diem Trekking Club e das outras atividades organizadas pela Natuventures, independentemente de sexo, raça, cor, religião, nacionalidade, classe social e porte físico.
A principal restrição, soberana e absoluta, é a que rege nossa doutrina: é terminantemente proibido fumar durante as atividades promovidas pela Natuventures e Carpe Diem Trekking Club.
Também não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas, assim como o uso de quaisquer outras drogas consideradas ilegais, sem finalidade medicinal, injetáveis ou não.
Em relação à idade, consideramos que esta é uma variável muito peculiar, devendo cada caso ser individualizado e avaliado de acordo com as características e o nível de dificuldade da atividade a ser realizada.
Sugerimos a idade de 12 anos como o limite inferior para um percurso classificado como leve a moderado. Crianças a partir de cinco anos de idade geralmente conseguem desfrutar muito bem um trekking estabelecido como piquenique ou fácil. No entanto, é possível praticá-lo também com crianças de idade bem inferior, sendo que já existem disponíveis no mercado mochilas apropriadas para o transporte dos pequeninos.
O planejamento da atividade pode ser integral e eficazmente adaptado para estas circunstâncias, inclusive com a prévia determinação de pontos de apoio ou escape, se o percurso assim o permitir.
É imprescindível que menores de 18 anos estejam acompanhados de seus pais (pai e / ou mãe) ou representante e responsável legal, devidamente identificado, e com autorização expressa e por escrito dos mesmos.
Em caso de dúvidas, será sempre um prazer prestar qualquer esclarecimento sobre as faixas etárias permitidas, possíveis ou recomendadas para uma determinada atividade.