Alguns conselhos e sugestões importantes
Pratique o trekking com segurança. Use o bom senso. Seja esperto!
SIGA O LÍDER! Não busque caminhos alternativos (aparentemente mais fáceis ou mais difíceis), e não desvie de obstáculos ultrapassados pelo líder. Em caso de dificuldade para progredir, você será auxiliado.
Escute cuidadosamente os anúncios feitos pelo líder (guia) antes e durante o trekking. Siga rigorosamente suas orientações e recomendações.
Recomendamos o uso de botas de trekking nas caminhadas, preferencialmente as de cano alto, impermeáveis e transpiráveis, como as confeccionadas com Goretex®.
Nunca faça a estreia de um calçado novo na trilha.
Jamais use um calçado que ainda não esteja muito bem adaptado aos seus pés (bem "amaciado").
Mantenha as unhas curtas: o contato repetitivo das mesmas com o calçado, e exercendo pressão, faz com que fiquem roxas (hematoma subungueal) e caiam.
Nunca se afaste ou se disperse do grupo. Além de inapropriado, este tipo de comportamento não é sustentado pela Natuventures e Carpe Diem Trekking Club. Siga o líder!
Espere o inesperado.
Nunca inicie a caminhada sem tomar água e sem comer alguma coisa antes. Não dispense o café da manhã.
Imediatamente antes do trekking, faça um leve aquecimento e após um alongamento dos principais grupos musculares.
Hidratação é tudo: beba água de 15 em 15 min, em pequenos volumes (100 a 150 ml). Não espere sentir sede para ingerir líquido.
Nunca beba água sem ter absoluta certeza de que a mesma é potável, a não ser em último caso, ou seja, em caso de vida ou morte sem qualquer outra perspectiva de solução. Nos dias atuais, nem sempre se pode confiar em uma fonte de água. Até mesmo a água aparentemente cristalina, brotando direto da rocha, pode albergar microrganismos que podem causar sérios problemas. O melhor mesmo é fervê-la, filtrá-la com filtros de qualidade ou purificá-la com pílulas de iodo, as quais funcionam de forma eficaz, com confiabilidade e segurança, na maioria das vezes.
Acostume-se a olhar para trás e para os lados com frequência, para não perder nenhum cenário maravilhoso e para não deixar passar desapercebido nenhum detalhe da natureza. Com isso você também estará aprimorando seu senso de orientação.
Alimente-se com pequenas porções, de hora em hora, para manter um aporte de energia imediata e constante ao seu organismo.
Seja prevenido: não esqueça que o clima pode mudar repentinamente.
Pense leve: não carregue peso desnecessário.
Leve consigo todo o seu lixo e, se possível, recolha o lixo que encontrar pelo caminho, usando o bom senso. Não deixe nada na trilha, a não ser pegadas (se não puder evitá-las) e saudades. Nosso compromisso é natural!
Não tire nada da natureza, exceto fotografias. Leve apenas recordações em sua memória.
Ande sempre em fila, para não destruir a vegetação marginal, evitando pegadas desnecessárias e o alargamento irresponsável da trilha. Siga o líder!
No trekking noturno, utilize sua lanterna apenas se autorizado ou orientado pelo líder. A luz ilumina perto de você, mas ofusca e prejudica a visão das referências da trilha, que estão mais distantes. Além disso, o ligar e desligar das lanternas atrapalha e retarda a dilatação e contração das pupilas, diminuindo significativamente a acuidade visual. O líder pode requisitar que as lanternas sejam temporariamente ou permanentemente desligadas, ou vice-versa, dependendo da situação.
Se estiver levando consigo as chaves do seu automóvel ou da sua residência, certifique-se de que elas estejam acondicionadas em local protegido, para abolir as chances de perdê-las. Antes de partir para a trilha, considere deixar as chaves com algum conhecido ou num lugar seguro.
Documente sua atividade: quem vai acreditar no seu relato, se você não mostrar as fotos?
Se você não usa óculos de grau, considere o uso de óculos de proteção. Pode fazer a diferença na hora de atravessar uma macega, um espinheiral, ou durante o trekking noturno.
Para as atividades com pernoite na trilha, leve uma muda de roupa adicional.
Uma bolsa de cintura, tipo pochete, é muito útil para carregar pequenos objetos que necessitam estar sempre à mão, tais como câmera fotográfica e barras de cereais.